Procedimentos Invasivos
Procedimentos invasivos são punções feitas através do abdome da mãe que visam retirar algum material placentário e/ou fetal para análise laboratorial. A técnica utilizada para a obtenção de material depende de vários fatores como idade gestacional e tipo de análise laboratorial desejada.
Todos os procedimentos fetais invasivos são realizados na sala de ultrassonografia, de forma relativamente simples, segura, com técnica asséptica e anestesia local quando indicada, e guiados por ultrassonografia em tempo real. Devem ser realizados por profissionais capacitados, especialistas em Medicina Fetal, com treinamento e experiência na realização de procedimentos invasivos.
Por serem invasivos, podem trazer riscos para a gestante e para o bebê, sendo importante entender esses riscos e estar preparada para os resultados.
- O risco mais significativo é o aborto, complicação que não ultrapassa 1:300-500 dos casos (0,3-0,5%) quando realizado por médico especializado e experiente.
- Outras complicações são: sangramento vaginal, contração uterina, perda de líquido amniótico, infecção, falha do procedimento, transmissão de infecção e sensibilização Rh.