Os principais exames na gravidez por trimestre são os testes físicos e as avaliações complementares (análises laboratoriais e ultrassonográficas), feitas em clínicas especializadas. Conforme o quadro clínico de cada gestante e do respectivo bebê, o obstetra responsável pode solicitá-las em menor ou maior quantidade.
Neste artigo, mostramos o papel dos exames complementares no acompanhamento pré-natal, quais são os mais pedidos e onde realizar ultrassonografias obstétricas em Florianópolis, SC. Se você tem dúvidas a respeito, vale a pena conferir!
Importância dos exames pré-natais
Os exames pré-natais são imprescindíveis. Afinal, eles servem para:
- estimar a idade gestacional e a provável data do nascimento;
- prevenir ou identificar doenças ou alterações no desenvolvimento fetal precocemente, possibilitando intervenções em tempo oportuno;
- monitorar o estado clínico da gestante e do bebê;
- ajudar no planejamento do parto;
- reduzir os riscos maternos e favorecer o desenvolvimento fetal adequado.
Exames na gravidez por trimestre
A organização dos exames na gravidez por trimestre é necessária, pois cada período gestacional tem características específicas. A seguir, mostramos os mais solicitados em gestações classificadas como de baixo risco. Confira!
Exames ultrassonográficos do 1º trimestre
Na primeira consulta do pré-natal, solicita-se a tipagem sanguínea e o fator Rh. Além disso, o obstetra costuma pedir os seguintes exames:
- ultrassonografia transvaginal obstétrica (também chamada de ultrassonografia inicial), realizada até a décima semana de gestação, para estimar a idade gestacional, verificar se o embrião está implantando no útero e confirmar a quantidade de bebês, avaliando sua vitalidade;
- ultrassonografia morfológica de primeiro trimestre (ou ultrassonografia obstétrica com translucência nucal e dopplerfluxometria das artérias uterinas), realizada entre a 11ª e a 13ª semana e seis dias, para investigar a presença de síndromes cromossômicas e cardiopatias, entre outras alterações.
Na consulta de retorno, se necessário, solicitam-se exames mais aprofundados. É o caso, por exemplo, da gestante que é Rh negativo e cujo pai do bebê é Rh positivo. Nesses casos, é preciso fazer um Coombs indireto, para investigar o risco de incompatibilidade do sistema Rh materno e fetal.
Exames ultrassonográficos do 2º trimestre
O segundo trimestre é a fase mais calma da gestação, tanto em relação aos sintomas, quanto à bateria de exames. Em relação aos últimos, costuma-se solicitar:
- ultrassonografia morfológica de segundo trimestre com dopplerfluxometria e avaliação transvaginal do colo uterino, realizada entre a 20ª e a 24ª semanas, para avaliar a anatomia do bebê e o comprimento do colo uterino, visando estimar o risco de parto prematuro;
- ecodopplercardiograma fetal, realizado entre a 24ª e a 28ª semanas, para verificar as condições anatômicas e funcionais do coração do bebê.
Exames ultrassonográficos do 3º trimestre
O terceiro trimestre costuma ser marcado pelo preparo para o nascimento do bebê. Nessa fase, as indicações de exames voltam a aumentar. São eles:
- cardiotocografia, realizada a partir da 30ª semana de gestação, para avaliar as variações de frequência cardíaca e de contrações uterinas;
- ultrassonografia obstétrica de terceiro trimestre com dopplerfluxometria, para verificar o crescimento e a vitalidade do bebê, assim como as condições placentárias;
- ultrassonografia obstétrica 3D ou 4D, realizada entre a 26ª e a 30ª semanas, para visualizar o bebê de forma mais detalhada.
Ultrassonografias obstétricas em Florianópolis
Agora que você conhece os principais exames na gravidez por trimestre, temos um convite: gestantes que residem em Florianópolis e região podem realizar suas ultrassonografias com toda segurança e precisão na Materno Fetal. Para quem ainda não nos conhece, nossa clínica conta com um corpo clínico altamente preparado, atualizado e humanizado, bem como equipamentos modernos e ambientes confortáveis!
Quer aproveitar para fazer seu(s) agendamento(s)? Ligue para nossa central de atendimento (48 3224-0180) ou entre em contato pelo site. Para agilizar a marcação, tenha em mãos o(s) pedido(s) médico(s) e a carteirinha do convênio.