Exames

Exame pré-natal não invasivo

A Clínica Materno Fetal disponibiliza o exame pré-natal não invasivo (NIPT), que é um exame de triagem genética com alta sensibilidade e especificidade, capaz de detectar anomalias genéticas fetais a partir de 10 semanas de gestação. Este método prevê a detecção de DNA fetal a partir de uma coleta simples de sangue materno, sem riscos para o bebê, com possibilidade de resultados em 10 dias úteis.

O NIPT surgiu com uma alternativa ao método invasivo (coleta de vilosidade coriônica ou líquido amniótico por punção uterina). O teste é indicado para o rastreamento das aneuploidias mais comuns envolvendo os cromossomos 13, 18, 21 e os sexuais (chamado NIPT convencional).

Por ser um método para rastreamento e não para diagnóstico, o resultado não será positivo ou negativo e sim descrito como “baixo risco” ou “alto risco”. A interpretação deste resultado precisa ser cuidadosamente analisada, ou seja, o exame NÃO fornece um diagnóstico definitivo, mas separa pacientes em baixo e alto risco e direciona novos passos a serem tomados pelo médico responsável.

O procedimento invasivo para pesquisa genética continuará sendo o método mais indicado se a ultrassonografia revelar anomalias fetais ou alto risco para aneuploidias no exame morfológico de 1º trimestre ou se o NIPT tiver resultado sugestivo de alguma anormalidade (alto risco), pois este sim é um método de diagnóstico definitivo.

Em casos raros, pode ser solicitada uma nova coleta do sangue materno devido à pouca quantidade de DNA fetal na amostra materna. O NIPT poderá ser realizado em caso de gemelaridade, consanguinidade do casal, gravidez que resultou de doação de óvulo ou no caso de a gestante ter recebido um transplante de medula óssea. Devido a algumas limitações do teste, é recomendado que a paciente seja esclarecida por médico capacitado antes da realização do mesmo.

Agende em Florianópolis com a Materno Fetal.

← Voltar AGENDAR
AGENDAR